Buscando novos caminhos

Buscando novos caminhos Seminário do ITV traz um pouco de luz ao cenário econômico brasileiro

Vocês já pensaram bem sobre o papel do governo e o da oposição? O primeiro deveria apresentar propostas viáveis, promover o debate livre e democrático e trabalhar, com coragem e lucidez, pela implementação das soluções benéficas para a população. À oposição não cabe a apresentação de saídas em momentos de crise, mas a vigilância e firmeza para apontar os equívocos do governo e para manter o equilíbrio tão fundamental em uma democracia.

Só que quando se esgota a esperança do povo em seu governo e em na capacidade que os governantes têm de fazer o país avançar, resta ao povo pedir à oposição que apresente ideias e faça acontecer. No Brasil atual, a cobrança sobre a oposição é intensa. Todos querem ouvir o que diz aqueles que poderiam ter governado o Brasil de uma forma diferente.

Pensando nisso, o Instituto Teotônio Vilela (ITV) promoveu, nesta quinta-feira, dia 17, o seminário “Caminhos para o Brasil”, na capital federal. O encontro, coordenado por Aécio Neves e pelo presidente do ITV, o deputado federal José Aníbal, contou com a presença de renomados economistas brasileiros e importantes lideranças da oposição. Todos buscaram trazer uma luz sobre a crise econômica brasileira e apontar algumas possibilidades para a recuperação do Brasil.

12031585_433695416834794_7349340225664177898_o

Aécio Neves participou, hoje, do seminário “Caminhos para o Brasil”, que reuniu renomados economistas brasileiros e importantes lideranças da oposição – Foto: George Gianni

Para eles, por exemplo, uma das saídas necessárias é a criação de condições para o debate no Congresso sobre as reformas tão necessárias ao país. O Brasil precisa ter credibilidade para que os investimentos externos voltem e de responsabilidade para que os gastos do governo sejam controlados.

O preço dessa crise vem sendo pago principalmente pelos que menos têm. O PSDB vai continuar fazendo encontros como esse. Esse ano faremos um focado em políticas sociais. É importante que a partir desses debates nós possamos dar a nossa contribuição para que o país possa superar essa gravíssima crise na qual estamos mergulhados” – Aécio Neves

Participaram do seminário o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga; o ex-secretário-adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda; o economista Gustavo Franco; o doutor em economia e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Samuel Pessôa; e o economista e técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, Mansueto Almeida.