Caminhos para o Meio Ambiente

Caminhos para o Meio Ambiente Aécio Neves participa de seminário que discute natureza e sustentabilidade

Aécio Neves participou, hoje (23/10), em São Paulo, do seminário “Caminhos para o Brasil – Meio Ambiente e Sustentabilidade”, no Instituto Teotônio Vilela.

Com objetivo de buscar soluções, reconhecer avanços e somar estratégias sustentáveis, o seminário reuniu importantes referências na área política e ambiental. No encontro, Aécio afirmou que a questão ambiental e sustentável deve estar acima de qualquer disputa política.

O assunto central do seminário foi a tragédia que aconteceu em Mariana (MG), onde uma barragem com rejeitos de minério da Samarco se rompeu, causando mortes, contaminação de rio, corte no abastecimento de água em várias cidades de Minas e do Espírito Santo.

Com objetivo de buscar soluções, reconhecer avanços e somar estratégias sustentáveis, o seminário reuniu importantes referências na área política e ambiental. Foto: George Gianni

Com objetivo de buscar soluções, reconhecer avanços e somar estratégias sustentáveis, o seminário reuniu importantes referências na área política e ambiental – Foto: George Gianni

Para que essas cidades encontrem novas formas de se sustentarem no futuro e para preservar a extração de minério em Minas Gerais, Aécio Neves defende que seja aprovado o marco regulatório das atividades mineração.

Desde 2003, quando era governador de Minas Gerais, Aécio Neves cobra pela mudança no código de exploração de mineral no país, que é de 1967. Com uma nova legislação, as empresas mineradoras poderão ter mais rigor e segurança na exploração de minerais e metais.

Não se consegue avançar em reformas importantes sem que o Governo Federal esteja, de forma clara, conduzindo ou articulando para que esses avanços ocorram. Os debates do código da mineração se estenderam por todos esses últimos oito ou nove anos, sem que houvesse disposição do Governo Federal de liderar esse processo.” – Aécio Neves

Aécio Neves no seminário "Caminhos para o Brasil - Meio Ambiente e Sustentabilidade - Foto: George Gianni

Aécio Neves no seminário “Caminhos para o Brasil – Meio Ambiente e Sustentabilidade – Foto: George Gianni

Aécio Neves também manifestou seu apoio à proposta emergencial, apresentada pelo senador Antonio Anastasia, que fará com que os recursos advindos das multas que forem aplicadas à empresa Samarco, responsável pelo rompimento da barragem de Mariana, sejam utilizados exclusivamente nas áreas atingidas, no atendimento às famílias que foram prejudicadas e à recuperação ambiental da região.

No encontro, Aécio também criticou o que o governo federal fez com o programa do etanol e se comprometeu a defender que o Brasil recupere seu protagonismo na questão ambiental, em âmbito mundial.