Que país é esse?

Que país é esse? Decisão do STF faz democracia ser questionada

A juventude dos anos 80 cantava em coro um rock que fazia o país questionar o que ocorria em Brasília. Em 1987, a música “Que País é esse?” era o hit do momento. Trazia o protesto de uma nação que saía da ditadura militar e que estava ávida por mudanças, para construir um novo Brasil.

Passados quase trinta anos, o mesmo título desta canção escancara a indagação que trazemos, após a decisão do Supremo Tribunal Federal, ontem (17/12), ao alterar o rito de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Com a decisão da maioria dos ministros do STF, a Câmara dos Deputados terá agora que abrir uma nova comissão, de chapa única, indicada pelos líderes e com votação aberta.

Além disso, se aprovado o pedido de impeachment pela comissão da Câmara, o processo irá para o Senado e, depois de sua aprovação, é que a presidente será afastada do exercício. Ou seja, a decisão do impeachment da presidente passa a ser do Senado e não mais da Câmara.

Se os senadores condenarem a presidente, ela sairá do cargo. Se não, ela permanecerá governando até o fim do mandato. O quórum para esta votação é de 2/3 dos senadores.

A Câmara dos Deputados que, no exercício da democracia plena, representa a decisão do povo, está agora deixada de escanteio. A Suprema Corte optou pelo bom relacionamento que o presidente do Senado tem com a presidente da República. Uma boa estratégia!

STF

Em nota sobre a decisão do STF, Aécio Neves foi crítico e realista. Ele sabe que nem com a manobra realizada, a presidente Dilma terá tempo para recuperar um país afundado em uma crise econômica, política e social tão perversa como esta que ela provocou.

Se a decisão de ontem do Supremo alegrou o governo, ela não altera o essencial. A presidente Dilma continua sem condições de tirar o Brasil desta enorme crise na qual o seu governo nos mergulhou.”- Aécio Neves

O fio de esperança dos brasileiros está no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que investiga o dinheiro de propina na campanha eleitoral da presidente, em 2014. Mas se tudo continuar a ser manobrado como aconteceu nesta semana, ecoaremos o refrão “Que país é esse?” até ficarmos roucos e o Brasil encontrar uma saída.

3 comentários

  • vanderlei soares 21 de dezembro de 2015 at 17:46

    estou entristecido com tanto descaso do governo com o povo..e ainda saber que tem muita gente que diz que a presidente esta sendo injustiçada … se na verdade quem ta sendo injustiçado é o povo…. eu mesmo to pagando caro pelos erros do governo… ma seu não desisto….

  • antonio luiz lucas 20 de dezembro de 2015 at 10:31

    Sr aecio nos brasileiros estamos decepcionado com a sua pessoa pois voce teve uma votaçao muito grande pra ficar aceitando esse descontrole do nosso Pais, nos estamos precisando com urgencia de um lider, e esse lider teria que ser voce, pra chamar o povo pra rua com protesto, manifestaçoes, e trazer de volta o povo no poder, porque como esta nao podemos aceitar, e tera que ser voce sem medo pra devolver o espirito de patriotista e honestidade que ainda existe na maioria do povo brasileiro, POR FAVOR VAMOS TIRAR ESSA CORJA QUE ESTA ANIQUILANDO OS BRASILEIROS, COTAMOS QUE VOCE, COM URGENCIA. GRATO. BRASIL

  • Adriana 19 de dezembro de 2015 at 11:11

    Tudo isso o Brasil inteiro já falou.
    Agora fala uma novidades
    Ou melhor, FAÇA alguma coisa.
    FAÇA!!!
    Mereça os 52 milhões de votos

Não é possivel comentar.