Quem se importa?

Quem se importa? Há 4 anos, Agência informava que iria faltar água no Brasil

O Brasil está enfrentando uma avalanche consecutiva de problemas, seja no aumento dos impostos, nos escândalos de corrupção, no corte do direito dos trabalhadores, na volta da inflação, na proximidade de uma recessão.

Esta semana, o assunto em evidência, mas que já vem sendo mostrado tantas e tantas vezes pelos noticiários, é a falta de água nas redes que abastecem as cidades brasileiras.

Todo mundo já sabia que boa parte do Nordeste brasileiro enfrentava longos períodos de estiagem, mas o estado de São Paulo virar sertão virou novidade.

As informações e previsões preocupantes não chegaram só aos paulistas, que já enfrentam racionamento de água diariamente desde 2014.

O alerta, feito pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2011, informava que, se não houvesse investimentos hídricos, mais da metade dos municípios brasileiros teria déficit no abastecimento de água em 2015.

Quatro anos se passaram e o investimento estimado em R$ 22,2 bilhões para evitar a escassez de água não foi realizado.

A matéria sobre este assunto foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, em 22/03/2011.

Será que também foi por não saber, presidente? Ou porque com tantas torneiras abertas nos gastos públicos do governo não sobrou dinheiro para o essencial?

2 comentários

  • Julio Regnier 24 de janeiro de 2015 at 19:12

    Como sempre somos nós, o povo, que vai sofrer o resultado dessa irresponsabilidade

  • Luzia L. do Carmo 23 de janeiro de 2015 at 16:13

    Já é hora de parar a construção de hidro elétricas. Tantas alternativas e nada se faz! Ainda vão acabar com o São Francisco e com a água da região amazônica, empobrecendo-a com tantos erros e interesses financeiros.
    Eu creio que todo o litoral brasileiro poderia ter energia solar, inclusive o interior do Brasil cujas regiões como Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste. Seria um descalabro substituir a energia elétrica pela solar?
    Fazer uma campanha intensa de reflorestamento(em São Paulo foi implantado o Verde/Azul, parece-me que em 2007). O problema é que fazem os programas, que depois são esquecidos. Houve um época em que se devia plantar uma árvore para cada criança que nascesse. Isso também creio já ter sido esquecido. Todos são responsáveis pelo que está acontecendo, porém, os governantes tem uma responsabilidade maior.

    São tantos os acontecimentos, que dizem não faltar energia, só que a importam da Argentina. Os problemas, todos nós sabemos que existem. O que o povo quer é a solução deles, por aqueles que estão no poder. Se não conseguem resolvê-los, temos que mudar os governantes. Que os eleitores fiquem espertos.

    No entanto a incompetência do PT é total, sem contar com os eleitores que, apesar de tudo o que acontece, ainda o defendem.

    Vamos juntos cobrar realizações. Chega de mentiras e engodos.

    Contamos com a oposição do PSDB.

Não é possivel comentar.