Respeito e trabalho pelo Brasil

Respeito e trabalho pelo Brasil Aécio Neves recebe o novo presidente da Câmara dos Deputados

Depois de uma disputada eleição para eleger o presidente da Câmara dos Deputados, na noite dessa quarta-feira (13/07), os parlamentares deram mais um passo para a conscientização política e o compromisso com a agenda do país.

Eleito pela maioria, o deputado do Democratas (DEM), Rodrigo Maia foi ao encontro de Aécio Neves para receber os cumprimentos do senador, nesta quinta-feira (14/07).

A eleição de Rodrigo Maia acena para o Brasil a possibilidade de rapidamente termos uma agenda econômica necessária à superação dessa crise.” – Aécio Neves

Durante o encontro, Aécio fez questão de entregar ao novo presidente a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 36), de autoria dele e Ricardo Ferraço, que propõe mudanças significativas no processo eleitoral, tendo novas regras para eleição de vereadores e deputados federais e estaduais.

O projeto prevê tem como objetivo evitar que candidatos com baixa votação sejam eleitos por meio de votos de outros parlamentares. Ou seja, que não seja mais permitido que candidatos sejam “puxados” por outros mais fortes de votos, dando oportunidade aos partidos de menor representatividade tenham candidatos trabalhando pela sociedade.

Todos têm direito de disputar as eleições, mas a representação parlamentar deve ser dada àqueles que a sociedade escolheu para representá-la.” – Aécio Neves

A PEC também estabelece novas diretrizes para os partidos políticos. Como a definição de recursos do fundo partidário e o tempo gratuito no rádio e na TV para legendas que alcançarem percentual mínimo de 2% dos votos válidos em cada Estado do Brasil.

A ideia é que essas mudanças sejam realizadas gradativamente, a partir das eleições de 2018.

Aécio Neves e o novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia - Foto: George Gianni

Aécio Neves e o novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia – Foto: George Gianni

Para Aécio Neves, o trabalho não será fácil. Entretanto, é uma alternativa de reforma política que o país tanto necessita para que sejam retomadas a credibilidade política e a superação da recessão econômica do Brasil.